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Você acha que sabe respirar?

Você parece uma pergunta óbvia, retórica, talvez boba? Claro, todos nós respiramos, nós precisamos de oxigênio, inalar e exhalamos, mas o que fazemos bem? Será que há um modo correto e incorreto de respirar? Pois sim, e em Sintonize Ciência te explicamos.
Você acha que sabe respirar?
Observa um bebê de poucos meses de nascido: você verá que respira levantando o abdômen, não o peito. É o que se chama de “respiração do diafragma”. E agora veja como respirar você: possivelmente você utilize apenas os músculos do peito para fazê-lo. De alguma forma, ao crescer, esquecemo-nos de como respirar bem, e isso influi decisivamente na nossa saúde, pois não se consegue desenvolver completamente a nossa capacidade pulmonar, por um lado, e o processo vital de oxigenação não se realiza de forma correta, o que contribui para que os nossos órgãos se vão deteriorando pouco a pouco.

O que acontece na respiração? É um processo que consiste em 4 fases, que seriam a inspiração e a expiração, a hematosis, o transporte de oxigênio e a respiração celular. Porque quando nós respiramos o fazemos, não só com os pulmões, o fazemos com todo o corpo.
Nota: quando inhalas ar, levar o oxigênio em seu sangue, e ao expirar, expulsas ar com dióxido de carbono –que é o descarte– o. Claro que ao inalar não só é o ar que nós colocamos ao corpo, também muitas substâncias poluentes e poeira, mas para isso, precisamos de um nariz, que se encarrega de limpar e filtrar o ar que levamos para os pulmões (daí que o primeiro passo para respirar quer respirar pelo nariz), graças aos cílios –pelitos– que se encontram em seu interior e que retêm os elementos de maior tamanho. Além disso, aquece o ar que chega aos pulmões, evitando possíveis resfriados. Quando respirar pela boca não recebe nenhum destes benefícios, pois a boca não tem filtros para retenção de partículas e, mais, secar a garganta.
A hematosis é a troca de gases que ocorre entre o sangue e os diferentes tecidos do corpo. O sangue se oxigena os pulmões e, através dela, o oxigénio passa para as células, ao mesmo tempo, o dióxido de carbono e o vapor de água passam para o sangue e são transportados para as veias cavas e, em seguida, ao coração, que a enviará outra vez para os pulmões e as células do corpo. É um processo sem fim e vital.

Mas se você não respirar bem, o que acontece? Em primeiro lugar, a capacidade torácica e pulmonar vai diminuindo. Se você não colocar em funcionamento o diafragma, o oxigênio não chega a todo o pulmão, apenas a sua parte superior. Por outro lado, quando o cansaço com o peito podem tensarse os músculos das costas e do pescoço, o que lhe causará dor. E outra consequência importante é que, se você não tem o diafragma fortalecido não terá resistência se pratica algum desporto.
Quando respiramos, com o peito, tendemos a inalar muito pouco oxigênio, e isso obriga a inspirar mais vezes e a um ritmo elevado para obter o oxigênio necessário, o que pode representar um esforço muito maior e uma respiração arrítmica. Respirar assim o tempo todo, provoca fadiga, dor de cabeça e ansiedade, e impede que nos relajemos.
Mas sempre é possível aprender. O importante é tomar consciência de nossa respiração e corrigir os erros. Um bom exercício para aprender a respirar e fortalecer o diafragma é este: deite-se no chão e coloca uma mão em seu abdômen e outra no peito (para que você saiba diferenciar os dois movimentos). Quando inhales ar, faça-o, levando o ar para o abdômen e vai se sentir como se levanta, e de lá subirá para o peito enchendo os pulmões. Assim, a sua capacidade pulmonar vai crescendo e mais sangue oxigenará. Retentor três ou quatro segundos e, pouco a pouco, exala, primeiro o peito vai cair e, em seguida, o abdômen.
Você pode dividir este processo em 3 partes: baixo abdômen, meio abdômen e no peito, de modo que quando inhales empurra o abdômen para fora, e quando exhales você o deixa voltar para dentro. Pode parecer difícil, mas é muito simples.

É importante que a inalação é lenta e profunda, e que a exalação dure um pouco mais. Praticá-lo por alguns minutos cada dia, e a respiração normal toma consciência de como você faz. Uma maneira é sincronizar os passos com o ritmo da respiração. Inconscientemente, seu corpo vai respirar bem, e os benefícios não demorarão a aparecer: te cansarás menos, seu cérebro vai funcionar melhor e pode efetivamente controlar suas emoções. Tudo isso graças a uma boa respiração. E como dizem os que praticam yoga: “respirar bem é viver bem”.
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