Curiosidades

O seu cérebro muda quando sente gratidão

É um exercício voluntário para viver melhor, estamos de acordo. Mas há algo mais, você sabia que quando você sente gratidão seu cérebro, de fato, muda?
O seu cérebro muda quando sente gratidão
Pouco se tem estudado até a data, é verdade, do ponto de vista físico sobre a gratidão e o cérebro.
No entanto, falamos de vários estudos que foram avanços nos últimos anos, como um muito interessante levado a cabo pela Universidade do Sul da Califórnia, no Instituto do Cérebro e da Criatividade, associado aos testemunhos do Holocausto.
Normalmente relacionamos este terrível episódio de nossa história, com dor, morte e tortura, mas se ouvem atentamente os depoimentos de quem sobreviveu, pode-se encontrar abundantes histórias de gratidão.
Foram selecionados 23 voluntários de 20 anos em média, e sem relação pessoal com o Holocausto, eles passaram breves documentários sobre a ascensão do nazismo, a perseguição judaica, os campos de concentração, câmaras de gás e a libertação dos prisioneiros. Também lhes forneceram histórias transcritas em que cada um deles era o protagonista, dizendo, por exemplo, que haviam recebido um par de sapatos de alguém que permitiu que se salvassem, e situações semelhantes.
Os voluntários deveriam qualificar a profundidade de sua gratidão em 50 desses cenários, enquanto que equipamentos de scanners lhes monitoreaban o cérebro. O resultado foi surpreendente. Quando você sente gratidão se ativam áreas cerebrais ligadas aos sentimentos de recompensa, a cognição moral, de tirar referências próprias, de juízos de valor subjetivos, da equidade e da tomada de decisões econômicas.
As áreas são córtex pré-frontal ventral e dorsomedial, e o córtex do cíngulo anterior. Para que você entenda um pouco melhor, no córtex pré-frontal se envolve planejamento de comportamentos cognitivos complexos, a expressão da personalidade e a adequação do comportamento social, e o córtex do cíngulo anterior se vincula a empatia e as emoções. Todas estas áreas se modificam quando grato.

Mas também melhora a atividade bioquímica do cérebro, tal como mostrou uma pesquisa da Universidade de Harvard. Aqui, os cientistas descobriram que quando você digita as razões por que você está agradecendo, ou as falas em voz alta, o seu cérebro se impacta de forma significativa, e, além disso, melhora algumas funções do organismo, que têm que ver com dormir, comer e beber, ativando o metabolismo e reduzindo os níveis de estresse.

Claro, há que mencionar o efeito social do agradecimento, pois quando se dá as graças faz sentir bem aos outros.
E você sabe o quê? É muito fácil de agradecer, mesmo nos piores momentos de depressão profunda. Claro que, se você está nessa situação, talvez, escrever uma lista seja algo muito difícil, talvez agradezcas por uma ou duas coisas. O melhor é que quando se pratica a gratidão, o cérebro vai acostumbrándose também quimicamente a fazê-lo, gerando, então, um círculo vital –que não vicioso– que promove o manejo inteligente da ansiedade, a raiva e a depressão. E a lista vai crescendo à medida que você faça todos os dias.
Você pode manter um diário, e, anotar as coisas que você sente gratidão (isto é muito útil, mas é importante que você sente gratidão, de lá colocar o que verdadeiramente grato), dá as graças sempre e conta as vezes que o fizer, então você pode aumentar o número cada dia.

Além da mudança cerebral, você tem outros benefícios: reduz a insatisfação, permite-lhe viver no presente (não enfocándote no passado ou no futuro), eleva sua auto-estima, sua confiança e sua segurança e ajuda-o a adaptar-se a qualquer nova circunstância, ou seja, ajuda a desenvolver a sua inteligência emocional, e, claro, também lhe permite aliviar a depressão.
Então, não hesite e comece já. Para saber sobre a maravilha das emoções, consulte o nosso artigo sobre Intensamente, o filme. E obrigado!